Empatia!



Olá meus queridos, espero que estejam todos bem!

Em tempos tão dolorosos e difíceis que o Universo está atravessando, entre tantas preocupações, cuidados, perdas e incertezas, há um sentimento em destaque, seja ele agindo de forma positiva ou negativa (infelizmente), uma palavra mágica e até poderosa que pode mudar nosso olhar para o próximo, a EMPATIA.

Palavra de origem grega, empatia significa ter a habilidade de entender a necessidade do outro. É sentir o que uma pessoa está sentindo, ver o mundo pela perspectiva dela. É ter a sensibilidade de ouvir alguém verdadeiramente, integralmente, entender os seus desconfortos, suas alegrias, tristezas, vitórias, perdas. É olhar para dentro do próximo, sem julgamentos, é descartar nossa própria bagagem de vida para focar na bagagem do outro. É sentir a dor do próximo como se fosse a sua. É saber se colocar no lugar do outro.

É saber que os olhares são diferentes, as histórias de vida e percepções. É saber que aquela pessoa reage diferente de você em situações que lhe parecem simples, mas para ela pode não ser. É saber reconhecer que não existe verdade absoluta, ninguém está  errado.
  
Importante saber que simpatia e empatia são diferentes, pois, a simpatia é algo mais superficial, tem como objetivo estar com o outro e agradar. Já a empatia tem como objetivo conhecer e compreender.
Para elucidar a questão, sugiro assistirem o vídeo, da autora Brené Brown, no link abaixo:


Ser empático não é uma tarefa tão simples, pois nem sempre é natural, é preciso uma boa dose de inteligência emocional. A boa notícia é que empatia é uma competência, portanto, pode ser desenvolvida.

E, por que ser empático? Imagine se cada um dos seres humanos pensasse somente em si mesmo, se não levássemos em conta o sentimento das outras pessoas. O mundo seria um caos maior do que já é, certamente!

A falta de empatia traz inúmeros prejuízos para a sociedade em geral, pois pessoas que não conseguem se sensibilizar com as dores e perdas do outro são mais propensas a tomarem decisões egoístas. Por conta disso, ela é fundamental para um mundo mais humano.

Portanto, vamos praticar e desenvolver esse sentimento tão nobre que pode tornar o Universo muito melhor. Um mundo onde as pessoas se preocupem com o próximo, seja nas relações amorosas, familiares, de amizade ou profissionais.

Vamos nos preocupar com o hoje, assim como com as gerações futuras. Todos nós só teremos a ganhar.

Bom final de semana prolongado. Se cuidem, fiquem em casa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A morte da minha mãe!

2021, o ano que cinquentei!

Dia das mães!