A coragem de ter coragem



Boa noite meus amigos,

Hoje vou falar sobre coragem, uma das minhas forças de caráter em destaque, segundo a ferramenta VIA (ww.viacharacter.org), o que aliás muito me alegra e encoraja meus próximos passos.
Para reflexão sobre o tema, destaco a citação de Brené Brown: “A coragem começa em nos mostrarmos e nos deixarmos ser vistos”. Brown é autora do livro “ A coragem de ser imperfeito”, meu livro de cabeceira.
Posso afirmar que não é tão simples ter coragem, e muitas pessoas acham que não a tem. Até a vida dar uma forçadinha para a saída tradicional da zona de conforto.
Mudar requer se expor e se expor exige coragem e determinação. Por isso, as vezes é bem mais cômodo estacionar em algum lugar da vida e se se sentir protegido do incerto.
Por outro lado, existem pessoas com coragem extraordinária, que não temem, não se apertam, não se envergonham, estão sempre em busca do sim, já que o não em tese todo mundo tem.
Não há ninguém errado, pois é certo que coragem todos têm, apenas algumas pessoas com maior evidência.
Vou dividir com vocês alguns momentos que vivi e aprendi o que é coragem e para o que me serviu.
Um momento especial na minha vida foi quando voltei a estudar, próximo dos 40 anos de idade. Precisei juntar toda minha coragem, pois não tive apoio na decisão, tinha dois filhos pré-adolescentes, pouquíssima grana e falta de tempo. Fui lá, fiz a minha matrícula e comuniquei em casa. Foi um choque porque nunca em tantos anos de casada fiz algo sozinha sem compartilhar. Minha resposta para isso foi que eu não poderia continuar dando desculpas a mim mesma diante dos empecilhos.  Foi um momento sensacional, marcante, em que durantes três anos todos os dias eu precisava testar minha coragem para não desistir. Um dos dias mais felizes da minha vida foi minha formatura. Os frutos colho até hoje.
Outro momento de coragem foi meu divórcio após 24 anos de casamento. Deixar para trás o conceito de família foi doloroso. Momento de exposição ao mundo, quando todos me questionavam o motivo. Não foi fácil responder nenhuma das vezes, porque nem eu tinha a resposta. Porém, a cada mês que se passava eu me reunia de coragem para tocar minha vida, mostrar a minha mesma minha capacidade, minha força para procurar a felicidade a qual acredito merecer. Sei que estou indo no caminho certo.
Poderia relatar vários episódios de vida. Mas, termino contando meu último feito, o que mais me orgulha. Sempre tive pavor de me expor em público, com aquela sensação familiar de desmaio quando chegava minha vez em falar.  Decidi mudar isso e fui construindo passo a passo minha libertação. Hoje ministro palestras como se estivesse no quintal da minha casa, digo por me sentir à vontade. Claro que ainda sinto um tremor ao começar a falar, mas não dura mais que dois minutos, pois a minha coragem me lembra todo o caminho que percorri para chegar ali.
Portanto, recomendo a você que mantém um projeto guardado na gaveta, que reúna sua coragem e coloque-o em prática já.
A você que tem um trabalho tóxico, que faz mal a sua saúde, ao menos se esforce procurando por outro. Vá ganhar menos se preciso for, mas tenha coragem de ser mais feliz, mais saudável.
Você que tem um amor meia boca, tenha coragem de exigir mais, porque você merece encontrar alguém que seja inteiro.
Você que brigou com alguém e não teve a coragem de pedir desculpas, por favor, ligue amanhã para ele, pois os dois merecem esse momento.
Você que está infeliz com a graduação que escolheu, tenha coragem de partir para outra. Dinheiro se recupera, tempo não.
Você que não teve a coragem de falar o primeiro eu te amo com medo da resposta ou do silêncio, ouse, abra seu coração. Sentimento não tem medida e requer coragem para qualquer pessoa se jogar de corpo e alma.
Acredite, você é corajoso todos os dias quando acorda, se veste do seu melhor sorriso e sai para ganhar o mundo, não importando se está triste ou feliz, se tem problemas ou não, se está com sono, doente, ou seja lá o que for, você encara a vida de frente.  Talvez apenas não tenha se dado conta disso.
Termino com mais uma citação de Brown:  Somente quando temos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobrimos o poder infinito de nossa própria luz”.

Beijos e muita coragem para vocês. Até semana que vem!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A morte da minha mãe!

2021, o ano que cinquentei!

Dia das mães!